Os pilares da Tecnologia

O que falta na sua cidade?


 

 

Para que haja desenvolvimento econômico  é preciso que existam empreendedores, pois estes são a locomotiva de qualquer economia. Para se desenvolver uma rede de empreendedorismo é preciso contar com itens básicos em uma cidade como a existência de universidades capazes de formar profissionais capacitados, rede de transportes de permita mobilidade de pessoas e circulação de dinheiro e uma boa fibra ótica capaz de manter os negócios abertos também no online.

 

Apesar deste ser o básico, sabemos que muitas cidades ainda não alcançaram esses objetivos à excelência, ou quando conseguiram, não os executam a pleno por falta de segurança pública ou outros impedimentos.

 

O ponto é que enquanto algumas cidades ainda lutam para alcançar o mínimo outras já despontam com o próximo passo: A sustentação de uma cena de tecnologia.

 

Após desenvolver sua rede de empreendedorismo a cidade deve prover o possível para fortalecer seus empreendedores inovadores pois assim terá uma economia muito mais complexa e qualificada. Para identificar este desenvolvimento, aponto quatro pontos que parecem fundamentais:

 

1.     Programas de incentivo

Seja para atrair iniciativas de outras localidades, seja para incentivar novos empreendedores cabe à cidade desenvolver diferentes programas de incentivo. Por vezes a isenção de alguns impostos ou a criação de incubadoras aproximando interessados para viabilizar as operações;

 

2.     Rede de Investimentos

Uma rede de investidores locais é absolutamente necessária para impulsionar qualquer inciativa destes tipo. Sejam linhas públicas de financiamento ou através da iniciativa privada, haver recursos disponíveis é condição indispensável.

 

3.     Facilidade Operacional

Se toda operação inicia com a análise da viabilidade, sendo isso inclusive principal ponto de observação dos investidores, é preciso atentar para o qual simples é a chegada e saída de recursos (inclusive humanos) na localidade. Portos, aeroportos, linhas férreas, etc, são ativos da região que poderão impactar diretamente na viabilidade e, por consequência, no interesse de estabelecer a operação.

 

4.     Hubs de Inovação

Nada atrai mais empresas de inovação do que outras empresas de inovação. Com um ambiente convidativo e próspero as empresas tendem a surgir muito próximas, se emulando, aprendendo umas com as outras e, principalmente, compartilhando profissionais. A proliferação dos coworks tem deixando esse fenômeno absolutamente evidente.

 

5.     Agenda de Eventos

Por fim, um calendário de eventos regionais, nacionais e internacionais é o detalhe que efetivamente caracteriza as cidades inovadoras. Quando se consegue estabelecer eventos com regularidade é porque há público para frequentar e interesse em participar, após isso a roda não para de girar.

 

Incentivar a inovação é um dever de todos, tanto quanto sociedade civil, quanto como Estado, e sem isso a região estará sendo fadada a uma economia simples e frágil, perdendo seus melhores talentos para outras cidades mais bem estruturadas.

CONTATO

Em que podemos te ajudar?

Estamos à disposição!


Onde estamos
Avenida Polônia, nº 530, sala 402 - Bairro São Geraldo - CEP 90.230-110
Porto Alegre
Telefones: 51 3029.0706
Email
contato@miadvogados.com.br
Redes sociais