A Ideia
Empreender é resolver problemas e a sociedade está repleta deles. Se tu tens a solução para algum desses problemas, então já podes empreender.
Para empreender é importante ter uma ideia. É a partir dela que os negócios se iniciam, entretanto, aceite um conselho: Nunca glamourize a sua ideia.
Uma excelente ideia, sem saber como executá-la não possui valor algum.
Um exemplo disso é a Kodak, que teve a ideia de fazer câmeras digitais em 1975, mas não a executou. Outras empresas, que sequer eram do mercado de fotografias, exploraram a ideia levando a Kodak a pedir falência em 2012.
Mas como saber se a minha ideia é boa? Bom, as ideias podem ser novidades ou inovadoras, ou seja, tu podes criar algo novo ou uma forma diferente de fazer algo que já existe. Procure entender exatamente em qual categoria a tua se enquadra.
Mas então, o que fazer depois de ter a grande ideia?
Sigilo é importante, então procure parceiros e conselheiros pontuais para te auxiliar e criticar, só assim tu vais poder gestar a ideia até estar realmente pronta, sem perder o sigilo.
Até tirar a ideia do papel tu precisas já estar convicto o suficiente para colocar tempo e dinheiro sobre ela, ainda assim preserve a humildade para ouvir conselhos e melhorar a ideia até ela estar pronta e madura para o mercado.