O Plano de negócios
Apesar de sempre ouvirmos falar de plano de negócios, muitos empreendedores começam sem formalizar um. Digo formalizar porque todos temos um plano, todos começamos tendo um objetivo, seja ele muito ou pouco detalhado.
A ideia de formalizar o plano de negócios busca justamente confrontar alguns números e torna possível a análise da viabilidade da ideia.
Por vezes o plano de negócio demonstra que para se ter lucro seria preciso vender um número irreal de produtos por mês ou prestar um determinado serviço a um preço proibitivo.
Ainda assim, o mais comum é o plano de negócios, quando bem feito, confrontar o futuro empreendedor com despesas que em um primeiro momento podem ser ignoradas. É comum na hora de imaginarmos uma operação ignorarmos custos com logística, marketing, papelaria, desperdício de mercadoria, transporte, impostos, etc.
Abrir uma empresa sem um plano de negócios não inviabiliza a operação, da mesma forma que possuir um não será suficiente para garantir o seu sucesso, mas é preciso considerar a robustez de um empreendedor que no primeiro dia de operações já conhece seus diferencias em relação ao mercado e suas principais fragilidades.
Tu certamente terás maior eficiência nos primeiros meses de operação se dedicar algumas horas a mais planejando o negócio.
Ok, agora já sabemos que ter um plano de negócios é importante, mas como efetivamente montar um?
Comece anotando todas as etapas da sua operação, como o dinheiro vai entrar e por onde ele vai sair. Quem são seus cliente? Onde eles estão? Como chegar até eles? Quanto vai custar o seu produto/serviço? Quem serão seus parceiros estratégicos? Quais os principais fornecedores?
Caso prefira, existem modelos pré-prontos como o Canvas, que possui nove dimensões feitas para antecipar todas (ou quase) as variáveis da tua futura operação.