Início » Blog » A Vitória Sobre Uma Das Crises Causadas Pelo Corona Vírus

A Vitória Sobre Uma Das Crises Causadas Pelo Corona Vírus

O fim da Instabilidade

Em março de 2020 quando iniciou a crise de Covid 19 no Brasil todos sabíamos que este vírus causava falta de ar, febre e dor no corpo. Passados um ano da doença sentimos na pele outros sintomas, como ansiedade, insegurança, desemprego e saudade de pessoas queridas.

Na prática a Covid atacou de forma diferente cada país e cada indivíduo, se para alguns a doença em si foi o maior impacto, para outros foi o desemprego ou fechamento compulsório de seus negócios.

Hoje sabemos que a solução definitiva para a crise sanitária somente a ciência poderá nos trazer, já para a crise econômica dependeremos de um projeto sério de governo. Ainda assim, hoje já é possível comemorar, ao menos, uma vitória. O fim da insegurança.

No início da pandemia não sabíamos absolutamente nada quanto ao futuro que nos esperava. Seria algo para alguns meses? Seriam mudanças definitivas em nossas vidas? Se buscares na memória vais lembrar de uma série de decretos municipais e estaduais sendo publicados em ritmo diário, uma verdadeira loucura e sem a menor segurança para empreender.

Hoje, no entanto, ainda que no meio do caos, já é possível traçar uma estratégia e entender quais atividades podem ser executadas ou em qual formato é seguro empreender.

Não me julgue mal, não se trata de pessimismo, como se não merecêssemos algo melhor que a situação atual. Tampouco um otimismo infantil para imaginar que as coisas estão bem e assim ignorar a realidade dos fatos. Trata-se, apenas, de encarar com realidade o fato de que nunca tivemos estabilidade.

Engana-se quem pensa que em 2019 tínhamos toda a situação econômica, política e sanitária mapeada. Nossa realidade é viver de uma crise em outra. De dengue à Covid, de inflação ao desemprego, de desabastecimento energético à obras superfaturadas e de escândalos de corrupção soterrados à outros duramente expostos.

Encaremos o Covid como é. Sabendo de todas as suas dificuldades e, assim como lidamos com todas as outras crises que passamos, lidaremos com mais esta. Por pior que seja, este vírus não nos surpreende mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.