Início » Blog » Empresas Inovadoras

Empresas Inovadoras

As Queridinhas do Mercado

Se tu buscas um novo emprego, certamente vai preferir se recolocar no mercado em uma empresa inovadora, seja pela relação que costumam ter com seus funcionários, seja pelas possibilidades de crescimento. Caso estejas procurando uma boa oportunidade para investir, busque as inovadoras, elas possuem premissas mais interessantes e crescimento exponencial. Todos querem empresas inovadoras.

Cabe, no entanto, uma reflexão: Se as empresas inovadoras são assim tão desejadas por colaboradores e investidores, porque temos tão poucas?

Uma empresa inovadora para se desenvolver precisa de um tripé que envolve Capital, Conhecimento e Empreendedorismo.

Obviamente que uma empresa, sem alguma destas características, até poderá crescer e ser bem sucedida, no entanto, até mesmo no asfalto quente, infértil e hostil, eventualmente brota algo. O que nos cabe analisar aqui são os casos mais comuns, não as exceções. Onde, afinal, estas empresas crescem aos montes?

A resposta é simples, onde há capital, e capital abundante. É preciso uma variedade de investidores, experientes e que conheçam os riscos de cada mercado. A realidade é que não faltam investidores para aplicar recursos em empresas de baixo risco, no entanto é preciso haver uma rede de investidores dispostos a colocar capital também naquelas empresas que oferecem soluções para problemas que sequer temos ainda. Alternativamente, linhas de crédito governamentais que ofereçam taxas de juros atrativas são uma ótima forma de atrair cérebros para a sua região. Caso contrário, a sociedade estará apenas secando estas empresas, até que morram à mingua.

Havendo recursos financeiros é preciso conhecimento. A ideia do negócio é o ponto de partida, mas não será suficiente se não houver disponível material humano para desenvolver o produto ou executar o serviço. Neste ponto se destacam os locais com boas e reconhecidas instituições de ensino, técnico e acadêmico, formando a cada ano novos profissionais e desenvolvendo novas pesquisas.

Por fim, empreendedorismo. Boas ideias capitaneadas por profissionais qualificados e até bem capitalizados, já morreram por falta de visão. Muitas ideias ficam no mercado por anos sem ter qualquer relevância, até serem compradas por outro player que, com maior visão do mercado, as difunde por diversos setores.

Reunir em mesmo ambiente (podemos estar falando aqui de uma cidade que fomente estas atividades, um bairro específico ou até mesmo um pequeno coworking) profissionais qualificados, recursos financeiros disponíveis e empreendedores com visão é como colocar semente e água sobre terra fértil, basta esperar crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.